"As Descrições de Equipamentos nos jogos da HoYoverse confundem o jogador?"
Desde o lançamento de Genshin Impact, muitos jogadores têm dificuldade em entender os efeitos de certos equipamentos. Isso acontece porque a forma como a HoYoverse explica as mecânicas nem sempre considera o verdadeiro foco dos seus jogos. Neste artigo, vamos esclarecer essas confusões e explicar como interpretar melhor essas descrições.

Quando um aliado utiliza um Ataque Extra, o usuário recebe 1 acúmulo de Mérito, acumulando até 5 vez(es). Cada acúmulo de Mérito aumenta o Dano causado pelos Ataques Extras do usuário em 5%. Com 5 acúmulos, aumenta adicionalmente o Dano CRIT do usuário em 25%.
Outro exemplo mais recente é o novo set Sacerdos:

Ao usar uma Perícia ou Perícia Suprema em um único alvo aliado, aumenta o Dano CRIT das habilidades do alvo em 18%, durando por 2 rodadas. Esse efeito pode ser acumulado até 2 vezes.
Alguns jogadores pensam: "Ah, então foi feito para ser usado apenas em um suporte do time para buffar o dps". Não exatamente. O efeito pode ser ativado pelo próprio usuário, desde que a habilidade afete apenas ele mesmo. Um exemplo disso é a ult da Clara, que pode ativar o efeito do set Sacerdos pois o seu ult é uma habilidade que faz alvo em um único alvo aliado, que é ela mesma.
A chave para entender isso é que as descrições são escritas como se fosse um RPG de mesa. Elas falam diretamente com você, explicando como os efeitos funcionam nos personagens que você controla. Quando mencionam "aliados", estão se referindo à sua perspectiva como jogador, não à dos personagens no jogo. É como se você fosse uma figura superior, controlando essas unidades que, no combate, são seus aliados.
No entanto, essa abordagem gera confusões desnecessárias. Quando equipamos um personagem, deveríamos pensar do ponto de vista deles, afinal, são eles que estão lutando, não o jogador. Os personagens são aliados entre si, e as descrições deveriam refletir essa dinâmica.
Se estivéssemos jogando um jogo tipo RTS (Estratégia em tempo real), como por exemplo Starcraft ou Age of Empires, onde o jogador age como um 'general' controlando suas tropas diretamente, faria sentido as descrições serem feitas a partir do ponto de vista do jogador. Mas esse não é o caso aqui. Genshin Impact e até o ZZZ usam essa mesma abordagem, o que acaba transformando simples explicações em verdadeiras "saladas de palavras", impedindo que abordagens e estratégias alternativas surjam devido a uma possível limitação que o texto gera.
Isso pode ser impactante pois no set Sacerdos, ele pode ser utilizado em personagens que não suportes.
Além da Clara, a Qingque consegue ativar o efeito do set graças a sua Perícia, que faz alvo nela mesma, podendo tornar esse set uma boa alternativa caso consiga boas peças. Poucos pensariam nessa possibilidade devido a forma como o efeito da relíquia é descrito.
Ou seja, as descrições dos itens nos jogos da HoYoverse precisam ser interpretadas do ponto de vista do jogador para entender melhor seus efeitos e aplicá-los corretamente. No entanto, seria mais claro e intuitivo se elas focassem nos personagens que controlamos, já que são eles o verdadeiro foco desses jogos.