Dado Variável: Melhor forma de usar
O Dado Variável foi uma nova adição que veio na versão 3.0 de Star Rail que
permite redistribuir as melhorias nos substatus de qualquer relíquia no nível
15. Aqui irei dar algumas dicas de como usar de forma eficiente pois é um
recurso bem caro.
Onde Conseguir os Dados:
Em qual peça usar ou não:
Relíquias com melhorias em apenas 2 ou menos substatus que você precisa, são as peças mais indicadas para se usar. Nos exemplos acima, o 1° terá uma chance muito grande de aprimorar os críticos pois não tem nenhum up, já no 2° exemplo, tem chances de melhorar a distribuição, mas é um caso a se pensar se vale a pena. Foque no 1° exemplo no geral.

Outro bom exemplo é usar em relíquias que já vieram naturalmente com 4
subs, sendo pelo menos 2 deles com subs importantes. Dessa forma, caso dê
errado na hora do up, ao usar o Dado, terá 5 chances de melhorar os 2 status
desejados ao invés de apenas 4 chances, que é o mais comum de
acontecer.
Relíquias com 3 melhorias ou mais em substatus que você precisa, ou com apenas um sub importante, são as peças menos indicadas para se usar. Nos exemplos acima, o 1° possui 3 melhorias em Dano Crit e nenhuma em Chance, portanto, não vale a pena usar o Dado nele pois as chances de sair algo melhor serão baixíssimas. No 2° exemplo, só há um sub importante, Dano Crit, então as chances são ainda mais baixas, nesse caso é melhor farmar mais peças e guardar o Dado para algo com mais garantia.

Também não é muito recomendado usar o Dado em peças para personagens de suporte pelo motivo de serem mais fáceis de virem com os sub desejados do que os DPS, que precisam de status bem mais específico, portanto, melhor guardar para usar no seu causador de dano primeiro.
Essas dicas irão ajudar a usar esse recurso de forma mais eficiente, pois ele é bastante caro e bem raro. Mas se ainda se sentir inseguro em sintetizar usando Resinas, aguarde conseguir esses Dados via eventos, assim não consumirá itens valiosos e poderá testar sem peso na consciência. Sorte a todos!